Escrito por Steven Covey, autor de inúmeros best-sellers, incluindo “Os Setes Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, eu, Angelis Bogdanovicz, psicóloga e treinadora comportamental, utilizo o Princípio 90/10 nos processos de desenvolvimento individuais e alta liderança.

Vivenciando o momento de isolamento e pandemia proveniente do CONVID19 decidi fazer uma releitura deste princípio.

Mas, que princípio é este? Covey diz que os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você e os outros 90%, estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.

O que isto quer dizer?

Nós não temos controle, realmente, sobre 10% do que nos sucede. Ou seja, não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%. Como? Com a sua reação.

Exemplo: você está tomando o café da manhã com a sua família. Seu celular vibra, é uma mensagem no grupo da família lembrando a importância do seu sogro ficar em casa, então você escuta o barulho do portão abrindo e percebe que é o senhor de 75 anos saindo. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação. Então, você se irrita. Repreende severamente seu sogro, que grita rispidamente dizendo que “não é criança” e irá honrar seus compromissos na lotérica e logo volta. Você censura sua esposa por não ter colocado limites no pai, que o CORONAVÍRUS vai infectar a família e matar o avô. E tem prosseguimento uma batalha verbal. Seus filhos acordam com os gritos e começam a chorar. Contrariado e resmungando, você vai buscar a chave do carro. Quando volta, encontra seus filhos chorando mais ainda em pânico, por que ouviram você dizer que o avô vai morrer.

Sua esposa deixa as crianças no quarto e entra em uma reunião on line, totalmente contrariada. Você percebe que está atrasado e ainda havia se comprometido em passar no mercado. Resolve voltar e pedir para sua esposa assumir a responsabilidade pelo almoço. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, você finalmente chega ao escritório. Ao descer do carro, percebe que esqueceu sua maleta, com todos seus documentos, sua máscara e álcool em gel. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso para o dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filhos estão de cara fechada, em silêncio e sem conversar com você.

Você se sente culpado e tenta puxar assunto falando do Presidente, comércio fechado, isolamento, mas a única resposta que tem é de seu sogro, que diz que precisam decidir, se fecham ou não a academia, um dos negócios da família, pois 70% dos alunos não pagaram a mensalidade e pediram rescisão do contrato. Você só pensa em fugir de tudo, então acessa as redes sociais, onde encontra espaço para jogar toda a sua irritação. Discute no Facebook, é irônico no grupo do trabalho, é grosseiro no grupo da família, manda o mesmo vídeo parcial de medo e ira para todos seus contatos e vai tomar banho para dormir. Ao voltar, encontra sua esposa no quarto das crianças e você fica sozinho apenas com as respostas pouco amigáveis das redes sociais.

Pense; por que seu dia foi péssimo?

A) por causa do seu sogro?

B) por causa da pandemia?

C) por causa do presidente?

D) por causa da multa de trânsito?

E) por sua causa?

A resposta correta é a E. Você não teve controle sobre o que aconteceu com o seu sogro, mas o modo como você reagiu, naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim. 

Vamos reconstruir o cenário?

O celular vibra, você lê a mensagem sobre os cuidados com as pessoas idosas, você ouve o barulho do portão. Então, você corre para a janela e chama seu sogro amigavelmente: “sogro, onde o senhor vai? Prefere que eu faça algo na rua para o senhor?” Depois de ele tentar argumentar, sua esposa pede que ele lhe entregue as contas, você pega sua pasta observa as crianças dormindo, toma mais um pouquinho de café, dá um sorriso para sua esposa e vai para o trabalho.

Antes passa rapidamente no mercado, para comprar os ingredientes necessários para o jantar. No meio do caminho, ouve um podcast de inovação na crise e tem uma ideia para um dos negócios da família: decide escrever uma mensagem oferecendo levar os equipamentos da academia para as casas dos alunos mensalistas, juntamente com aulas on line, 50% aprova a ideia e 30 diz que vai analisar. No jantar você compartilha a novidade de esperança. E recebe reconhecimento da sua esposa e família, afirmando que ficará tudo bem…

Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferente. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.

Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos lhe afetem. Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado. Se alguém tem uma opinião totalmente diferente que a sua, respeite.

Como reagir a alguém que te atrapalha no trânsito? Você fica transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe? Quando você vê uma notícia oposta à sua realidade? Responde, grita, posta em todas redes socias? A pandemia passa e a impressão que deixou não passará. 

O que acontece se você perder o emprego? Por que perder o sono e ficar tão chateado? Isto não funcionará. Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho, faça cursos, se ofereça para ajudar serviços voluntários.  Seu voo foi cancelado, vai atrapalhar a sua programação? Por que manifestar frustração com o funcionário da companhia aérea? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para desenvolver sua flexibilidade e criar novas estratégias. Estressar-se só pioram as coisas.

Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo. Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça. Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10.

Pode mudar a sua vida!

Se este texto fez sentido para você e você sentiu vontade de compartilhar ele com colegas, amigos e familiares deixe comentário abaixo.

Mais empatia por favor!!!