A escolha de uma profissão coincide com um período da vida do indivíduo, de transição, marcado por intensas crises e mudanças que é a adolescência.

A identidade pessoal é um dos temas mais importantes na personalidade do adolescente por vincular-se à sua história pessoal, uma vez que é na adolescência que começamos a tecer nosso próprio relato de vida e que caracteriza nossa identidade. Na adolescência as interações sociais ampliam-se com a participação nos diferentes grupos: da escola, igreja, esportes, passeios, clubes, etc.

Essas novas referências possibilitam um confronto sadio com as adquiridas anteriormente na família, as quais serão utilizadas como autorreferência para dar significados pessoais aos acontecimentos, fugindo dos conflitos a serem enfrentados. Muitas vezes esses fatos são traduzidos por imaturidade emocional e enrijecimento geral da personalidade, manifestados por atitudes de padrões infantis, sem a elaboração adequada.

Nesta fase da vida, é comum encontrar queixas de que o adolescente sente-se perdido e desinteressado em relação ao seu futuro profissional. Apresenta-se com a auto-imagem deformada e confusa em relação aos seus interesses e habilidades, faz uso de soluções pouco reflexivas ou influenciadas pelos amigos e familiares.

Assim, ao pensar na escolha, e consequentemente no vestibular, a maioria dos jovens demonstra sentimentos que vão desde uma simples preocupação até intensa ansiedade e pavor.

Diante da angústia em ter que decidir o que vai ser “para o resto da vida”, alguns adolescentes realizam as escolhas baseadas em estereótipos ou representações distorcidas da profissão.

O ideal é que o adolescente seja ativo em suas escolhas, que possa se basear na auto-análise, na compreensão pessoal, no reconhecimento das vantagens e exigências de uma ocupação. É preciso ainda, que identifique os requisitos profissionais e analise suas características pessoais, para que possa então, escolher de forma a ser feliz com o que faz.

 

Identificou-se com o texto acima? Precisa de ajuda na escolha de sua profissão?

Então, venha para o Instituto A. Bogdan conhecer mais sobre Orientação Vocacional!!!!!

 

Ana Maria Masquieto