Imagine que a vida é uma balança. Em um dos pratos está o equilíbrio – tudo o que fazemos para aumentar nosso bem-estar. No outro, está o resultado – todos os objetivos que conseguimos alcançar. Em outras palavras, equilíbrio tem a ver com quem você quer ser e resultado, com o que você quer ter. Muitas pessoas acreditam que não é possível conquistar as duas coisas ao mesmo tempo. Acham que quanto mais subirem na carreira, menos qualidade de vida terão. Qual a sua opinião sobre?

Ainda sobre o Livro Equilíbrio e Resultado , o autor apresenta o conceito de Matriz da Vida, classificando as pessoas em quatro perfis , conforme teste no post anterior, são ele :

o conformado, o perdido, o estressado e o realizador.

CÉLULA 1 – CONFORMADO –


Alto Equilíbrio e Baixo Resultado: corresponde aquelas pessoas que conseguiram conquistar um alto nível de equilíbrio na vida, apesar de terem baixo resultado. Esse perfil dá uma falsa sensação de que está tudo bem, as pessoas se conformam desse jeito para todo o sempre em ambientes em que vivem e as circunstâncias assim o permitirem.

Apesar de não ser predominante na maioria  das pessoas, essa composição é mais comum do que você imagina. Um grupo que define muito bem esse perfil eram os hippies, integrantes do movimento iniciado na década de 60 nos EUA cujo lema era “Paz e Amor”.

O problema é que a vida não é tão constante.  Surgem fatos como desemprego, crises, doenças sobre os quais não temos controle e o frágil ambiente da célula 1 faz a situação ruir rapidamente.

Algumas pessoas nesta célula tem total falta de ambição, de metas , de anseio por bens materiais  ou qualquer coisa que as afaste dessa vida equilibrada que conquistaram.

CÉLULA 2- PERDIDO –

Baixo Equilíbrio e Baixo Resultado: Esta é a célula predominante na vida das pessoas. São aquelas pessoas que trabalham muito, sofrem grandes pressões em sua rotina e, no fim do dia, se sentem cansadas, com dores nas costas, dor de cabeça e sem ânimo para fazer nada além de tomar banho e ir para a cama antes de começar tudo de novo no dia seguinte.

Os que vivem nesta célula estão completamente perdidos, a vida se tornou na maior parte do tempo apenas uma sucessão de fatos cansativos, estressantes e que, com baixos resultados, não os ajudam a sair do lugar.

O problema é que a falta de equilíbrio não deixa a pessoa alcançar resultados .  Ela não consegue  utilizar sua energia pessoal para desenvolver suas metas , investir na carreira, fazer networking.  Simplesmente gasta muito tempo com atividades sem importância , como ficar assistindo TV sem parar, redes sociais. Quando se dá conta o tempo passou e ela não fez nada: são anos  fazendo isso e a vida correndo.

As pessoas ficam perdidas em meio a tanta tempo desperdiçado. O importante é posto de lado, o sentimento de frustração, de insegurança, de desapontamento reforça o foco nos problemas e obscurece a possível solução.

Não dá para ficar muito tempo nesta condição, é simplesmente jogar a vida ao vento.  Se você está nesta célula, precisa realmente aplicar um novo modelo mental em sua vida e exigir de si mesmo pequenas mudanças a cada semana na medida de seu interesse.

Célula 3 – ESTRESSADO –

Baixo Equilíbrio e Alto Resultado: As pessoas nesta cédula tem um sentimento de que está realizando algo, é otimista, persiste em alcançar seus sonhos, acha que uma vida se constrói com esforço árduo, o que não deixa de ser verdade. Mas tudo tem limite e ela não consegue visualizar essa tênue divisão. Ao mesmo tempo em que tem essa automotivação para gerar resultados, ela se sente incompleta e muitas vezes nem sabe por quê.

Esta é uma célula muito sorrateira: ela rouba a vida das pessoas aos poucos e vai dando “brindes”  enquanto lhes tira a  “essência” do dia a dia.

A primeira vista a vida de uma pessoa com este perfil parece perfeita.  É preciso olhar com muita atenção para descobrir que, por trás do lindo castelo, existe alguém com uma fragilidade tal que não consegue perceber isto.

É o castelo da ilusão, que um dia vai cobrar seu preço.

Percebe que a família e a saúde foram postos de lado, mas parece nem ligar mais para o fato, já que a família acabou se acostumando com esta rotina.

Quem vê de fora muitas vezes não se dá conta disso. Vê o resultado e alguns momentos de lazer e acha que é a vida perfeita, mas, pelo contrário, é apenas uma visão utópica de algo que mais cedo ou mais tarde vai se manifestar de alguma forma: sejam problemas de saúde, de relacionamento, de comportamento dos filhos…

A palavra workaholic (viciado em trabalho) é perfeita para descrever esse perfil estressado, pois a pessoa se vicia neste padrão de vida e dificilmente aceita o problema. Quando percebe que perdeu muitas coisas que não se recuperam jamais, pode ser muito tarde.

Resultado por si só , sem equilíbrio é muito perigoso, pois é viciante , é um ritmo autoimposto  no dia a dia . A pessoa gasta muita energia e , no íntimo acha que esta valendo a pena, mas a família fica de lado, o tempo para si mesma é quase inexistente, a saúde vai minguando aos poucos é muito difícil para ela conscientizar –se desta condição.

 

Célula 4 – REALIZADOR –

Alto Equilíbrio e Alto Resultado: a definição de realizador, é aquela que conseguiu chegar a uma posição confortável, tem uma carreira que vai de vento e popa, conseguiu estabilidade ou até independência…

São  pessoas realmente diferenciadas , com uma expressão facial leve e sorridente, ao lado das quais paira uma sensação de bem estar. Sempre há aprendizado em uma conversa com alguém que se encontra nesta célula.

 

Quer saber como atingir a célula 4?

Acompanhe o próximo post ou me siga nas redes sociais @angelisbogdan