A partir deste mês de abril, teremos sempre um post com o título: Filme do mês. Para iniciar bem esta série, trago um dos meus filmes favoritos: O poder além da vida. Quem é ou já foi meu coachee (cliente do processo de coaching e desenvolvimento) já deve ter assistido, pois sou muito fã de filmes que traz uma boa reflexão, além de que, este filme foi citado por Fátima Rosetto, diretora de Talent Developmente da LHH, DBM em uma entrevista a revista Exame, como um dos 12 filmes que valem por uma sessão de coaching.

O que Fátima, quis dizer é que este filme , assim como os outros 11 , traz personagens com uma atuação semelhante ao método usado por um coach de carreira. Personagens que vivem uma situação que exige uma mudança – de comportamento, de atitude ou em termos de reação emocional – e também não encontraram as respostas prontas. Mas, com o auxílio e as perguntas de outras pessoas conseguiram descobri-las.

Vamos ao filme:

 

Poder além da vida

O ginasta Dan Millman (Scott Mechlowicz) tem talento e sonhos olímpicos. Sua vida de troféus, festa, motos e mulheres muda completamente quando conhece Sócrates (Nick Nolte). Após sofrer uma lesão, é Sócrates quem o ajuda a descobrir que no fundo ele tem muito a aprender.

“O rapaz tem atitudes muito imaturas, conclui as coisas rápido demais, não se dá conta de algumas atitudes e esse coach que o acompanha aparece sempre questionando. Uma das perguntas que ele faz é: Você está usando seu melhor?”

Poder Além da Vida
Diretores: Victor Salva, Shalimar Reodica
Ano: 2006
Duração: 120 min.

Coaching é um processo de desenvolvimento, no qual o profissional não te dá respostas prontas para suas dúvidas de carreira ou de vida, mas sim estimula você, através de perguntas, a refletir sobre suas atitudes e a necessidade de mudança de comportamento para atingir o seu objetivo.

Controlar a impulsividade, saber desfrutar de cada momento da vida, ter determinação e foco são algumas das lições que você poderá tirar do filme. O longa é repleto de frases e boas reflexões, segue abaixo as frases mais significativas para mim:

Frases do Filme:

“A jornada é o que nos traz a felicidade e não o destino”

“As batalhas que lutamos estão dentro de nós.”

“As pessoas mais difíceis de amar normalmente são as q mais precisam de amor”

” Você pode escolher ser vítima , ou você pode escolher ser o que quiser.”

Quer conhecer mais sobre o processo de coaching? Dividir sua opinião sobre o filme ou citar sua frase preferida? Enviei email para [email protected] ou [email protected] .

TJ!!