Uma dúvida frequente que chega a mim é sobre qual a melhor formação em coaching. Como já conclui duas formações, por instituições diferentes, e estou na terceira, seria uma dúvida comum, se o indivíduo interessado soubesse a diferença entre passar pelo processo de coaching e fazer uma formação em coaching, mas, infelizmente, em 90% dos casos a pessoa acredita ser a mesma coisa.
No blog “Conversa de Elevador”, Silvino Celestino usa um exemplo perfeito para esclarecer esta dúvida:
“Imagina se você, ao sentir-se doente, fosse a um hospital e, ao passar pela triagem, em vez de ser encaminhado a um médico, lhe dissessem que você tem que estudar medicina para se curar.”
Algo bem semelhante está acontecendo com o coaching. Para desfazer esta confusão, vamos à algumas informações:

  • Coaching não é um curso, mas sim, um processo de desenvolvimento de competência, conduzido por um profissional denominado COACH (este sim deve ter a formação em coaching), que produz reflexões profundas a respeito dos objetivos do cliente. Indicado para o indivíduo que busca autoconhecimento, desenvolvimento e autonomia;
  • Já a formação em coaching é um curso que capacita profissionalmente pessoas a serem Coaches, ou seja, quem vai conduzir o processo. No momento, o que percebo é que há uma enorme disputa entre escolas, para serem as mais reconhecidas e formarem mais alunos. Algumas delas são responsáveis por parte desta confusão. Muitas vezes, o indivíduo interessado no processo de coaching, faz uma busca na internet, onde encontra inúmeras possibilidades e ao fazer contato, algumas escolas procuram vender o curso como sendo uma “receita milagrosa”.

Então, fique atento! Desconfie de marketing insistente, promessas de ganho fácil e avalie com calma as inúmeras possibilidades. Para saber o que é a melhor opção para você, deixo algumas dicas:
Quem deve procurar um Coach:
1.    A pessoa busca autoconhecimento e planejamento pessoal e profissional;
2.    Profissionais liberais que buscam desenvolver a liderança e estratégia para o bom desempenho profissional;
3.    Uma pessoa da área técnica / comercial e afins, e será promovida para um cargo de liderança;
4.    Pessoa que enfrenta adversidade ou insatisfação pela atual ocupação;
5.    A pessoa em transição de carreira;
6.    Preparação para aposentadoria;
7.    Líder de alto escalão que sofre da “solidão empresarial”. O processo colabora com reflexões que não podem ser divididas com acionistas ou outros líderes.
Dicas para quem busca uma formação em coaching:

  • Primeiro passe pelo processo de coaching. Digo isto, fundamentada na minha experiência. Desde a faculdade alimentava o desejo em me tornar coach, mas somente em 2009, após vivenciar o processo de coaching, como coachee / cliente, obtive mais clareza e segurança da minha decisão;
  • Busque informações com profissionais Coaches e com pessoas que já passaram pelo processo. Evite falar só com as escolas, pois elas mostrarão que são certificadas e credenciadas por entidades nacionais e internacionais, e já formaram milhares de pessoas.

Enfim, o verdadeiro Coach é discreto, ético e profissional. O cliente deve ser o foco do processo. Ele é quem reflete e tira suas conclusões, para então divulgar seus resultados, como bem entender.
Para ser Coach, assim como em toda carreira, é preciso ter amor ao que se faz.
Este é um assunto o qual sou apaixonada, então me coloco à disposição para mais informações sobre o tema.
Excelente Semana!!!